segunda-feira, março 12, 2007

Diálogos III ( Eu, Ela, Matemática &Vida)







Depois de uns dias sumida, novamente eu e Ela nas ruas da capital (Eugénio de Castro, J.Anchieta…Cabral Moncada) em mais um de nossos encontros sempre com um que de recomeço, de partilha, de cumplicidade. Sobre a chuva miúda andamos de mãos dadas, ela tentou voltar ao nosso último diálogo, mas eu não me vi confortável em faze-lo, minutos depois aproveitando a deixa de uma parede pinchada, passou então a falar de matemática. Falou-me de como os números a fascinavam, de como sempre gostara de matemática… eu olhei-a profundamente e confirmei: “…entendo, a matemática confunde-se contigo…” (connosco, falei em silêncio)
- Ah. Percebes?? - interreompeu-me- Óptimo, vês que como ela (a matemática) eu carrego comigo a angústia de não ser compreendida, mas por outro lado, a frieza e a lógica matemática vem me servindo de aliados… a matemática sempre me força aos pontos de descontinuidade, da minha vida com a de outros - veja bem- outros!! assim deixo de ser simples icógnita da mesquinha equação linear da vida...



Ela ainda falava, eu tentava compreende-la enquanto reflectia sobre a descontinuidade matemática.

Eu, também adepta dos números, comecei então a dizer que mais do que a complexidade matemática a vida é também poesia, são letras...


Antes mesmo de terminar minha fala, Ela forçou o rosto contra o meu e perto do meu ouvido disse: "...Adeus, um dia falo-te da Tragédia da Matemática"

...já sozinha, e ainda sob chuvisco, voltei ao começo do quarteirão e sentei-me frente a parede pintada, de olhos cravados na equação matématica, a voz dela martelava-me o pensamento:"... adeus, um dia falo-te da tragédia matemática, adeus, um dia..."



2 comentários:

Soberano Kanyanga disse...

Bom tema de conversa, mas de má-temática, ai amiga... tou fora.
Apenas pra te provocar. Já postei algures sobre a matemática= Má+Temática. Por isso as equações ficam sempre para amanhã. Não foi o caso????
Bjos

Soberano Kanyanga disse...

Sempre soube quem era ela. Agora aí presente com a foto. Beijo pra ela.