sexta-feira, setembro 21, 2007

EM NOME DA LEI II

"A Cidade está a mudar " o velho Juíz lembrou-se do que um amigo lhe dissera em tempos. Diante daquele cenário começa então a vivenciar na pele as ditas mudanças: No meio da plebe ouvia-se vinda do palácio, uma voz num misto de génio e de louco: "EU, PÔNCIO PILATOS, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio e arqui-residência, julgo, condeno e sentencio à morte, Jesus, chamado pela plebe - CRISTO NAZARENO - e galileu de nação, homem sedicioso, contra a Lei Mosaica - por INSUBORDINAÇÃO ao grande Imperador TIBÉRIO CÉSAR. Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz...Mando, também, que nenhuma pessoa de qualquer condição ou franja da sociedade se atreva, temerariamente, a impedir a Justiça por mim mandada, administrada e executada com todo o rigor, segundo os Decretos e Leis Romanas, sob as penas de INSUBORDINAÇÃO contra o Imperador Romano"

As reações foram rápidas:o antropólogo, também estilista com um ar muito calmo exibiu uma frase de revolta: " The raping by the ass of a beautifull teen virgin called democracy, I said 4 years for what?" o político falou para os mídia e mostrou-se muito decepcionado com o fim, o pensador e formador de opinião permaneceu mudo e todos entenderam o porquê, o próprio César -antes mesmo da sentença-fez as malas e foi ver uma velha amiga-muita velha imperatriz - de um estado amigo de Roma. O sóciologo que sempre quis ser juiz, não tinha muito interesse na sentença como tal, esperava apenas mais argumento, mais retórica e triste desabafou: bah que decepção!!! Julgamento isso? foi mais uma grande fantochada concebida por quem o promoveu para dali extrair dividendos políticos! Os discipulos, por incrível que pareça esconderam-se todos em tocas, mudaram de identidade, uns até converteram-se a César. Nos muros do palácio frases a favor e contra foram grafadas pelo Senso comum.

E este juíz ainda muito embaralhado com o cenário, seguiu em frente subordinado a seus próprios pensamentos, e sobre os seus quase dois metros de altura murmurou cabisbaixo: " a cidade está a mudar!!! Está dada a sentença!" E ainda em pensamentos lembrou a velha máxima romana Vae Victis! (Ai dos vencidos!)

7 comentários:

Soberano Kanyanga disse...

Que julgamento!!!!!!!!

Anónimo disse...

O palácio está em estado de convulsão e começa a devorar seus próprios filhos depois de os ter parido com tão profundas dores. Viva a conspiração palaciana!

DECIO BETTENCOURT MATEUS disse...

A justiça, é a justiça dos fortes! Mas a verdadeira justiça, esta acaba sempre justiçando ainda que lenta.
Obrigado pela reflexão oportuníssimo.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Anna,
Agora que ja foi indicada por mim para o Premio Caneta de Ouro, faça o seguinte:
1- inserir nos seus contactos o blog Gritos Verticais:
http://poemasdeandreluis.blogspot.com e Alma de Poesia: http://ritacosta-almadepoesia.blogspot.com
2- Escreva para o e-mail canetadeouropoesia2007@gmail.com
Dizendo: "Fui indicada com a
poesia "Maes de Maio (de Angola)" http://annamathaya.blogspot.com por NAMIBIANO FERREIRA do blog
http://poesiangolana.blogspot.com, que concorre com o poema " Imbondeiração"

Aguarde a remessa do material para que possa
colocar devidamente em seu blog como eu fiz no meu.
Boa Sorte!
Namibiano Ferreira

Anónimo disse...

Ana com um n ou dois, tu quando foste no meu blog só tinha um, pois bem eu tenho dois enes.

Menina por onde andas tu; que nunca mais me visitastes??? Snif... Snif...

Passa lá! Abri um novo, falando de mim mesma. Haha...

Amei isso aqui: ...BEM VINDO AOS FRAGMENTOS DE UM ESPÍRITO LIVRE E LIBERTO, SOLITÁRIO, MAS NAO SOZINHO...


II FÓRUM DE QUADROS ANGOLANOS E ANGOLANISTAS - 7 a 9 de NOVEMBRO -Rio de Janeiro--Brasil

Com certeza Deus é contigo!
Um beijo da tua amiga.

Anna*¬

ANNA MATHAYA disse...

Oi Ana com dois "enes"! Olha, eu devo ser nascida ana com um n, agora estou Ana com dois enes, mas lembre que continuo em Metamorfose, pofr durgit o terceiro e o quarto!! Amei este seu post, e lemba-me de um verso que um amigo escreveu pra mim ha 14 anos: "Na exitacao por terceiros, nao exite, falo por voce mesma, pois tudo na vida se resume no nosso proprio orgasmo" Se vc se sente bem, entao siga em frente... Beijo carinhoso e muito obrigada pela visita!

Isabella Augusto disse...

Oi!
Tava andando por aí e achei seu blog!
Bem legal, só queria saber como vc fez pra colocar o contador ali do lado!
Se puder me falar, vou ficar agradecida!

Beijos!