quarta-feira, abril 02, 2008

“FEITA(S) PARA VOAR…”


A Chuva deu tréguas e descortinou-se um entardecer luandino de ruas inundadas e de esgotos esquecidos, mas não se ouve o ruído das águas o que se ouve é o ensurdecedor som de buzinas, parece uma orquestra desafinada. Caminharam pausadamente sobre o que resta da calçada a muito transformada em estacionamento, até alcançarem o fim (ou começo?) da marginal. Com bancos de área a roubar o velho cenário que remetia os olhares ao mar, acharam um cantinho debaixo da torre do relógio, e enquanto ela organizava os rascunhos, divertiram-se rindo da ultima do J.Luís Mendonça “tuji makers” (in JA 30/03/08). Sem mais rodeios partiram para a discussão do texto:
ELE: então criança que titulo sugeres?
ELA: “Feitas para voar…”
ELE: sabes que eu nunca entendi muito bem essa tua frase das águias. Não te esqueças, mais do que tudo, elas são predadoras...serás também?
ELA: Serei? Provavelmente, com algumas diferenças! Predadores são concebidos para realizar uma missão: preservar a mãe natureza, e são perfeitamente adaptados a realização da tarefa para qual são concebidos,
ELE: Quais as diferenças?
ELA:A imperfeição e a impiedade, predadores funcionam como maquinas perfeitamente reguladas e quase sempre cumprem a missão de maneira impiedosa, as aguais fazem parte destas maquinas implacáveis e sumptuosas concebidas para caça, mas apesar disso elas não tem vida própria, estão para uma finalidade,
Ele: e a sua missão?
ELE: Mais do que missão um desafio: Manter-me aqui no topo da cadeia, e lutar contra o único predador de mim: o homem! Vencer o que me ameaça e constrange: os sepulcros animais e desérticos que insistem em tomar conta de nós…

ELE: “De Nós?” ah percebo …Sem comentários!


… e sem mais comentários ele recolheu os manuscritos, com olhar interrogativo fez uma leitura dinâmica, como presa a fugir do predador afastou-se …
ELA (em pensamento): a única solução viável para este desafio é não fugir… Até. Mestre!!

2 comentários:

L.S. Alves disse...

Não fugir já é por si uma tarefa árdua.
Boa sorte.
Um abraço.

ANNA MATHAYA disse...

muito árdua!!!
thanks L.s alves